A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) lançou oficialmente a aliança global em inteligência artificial para a indústria e o centro de excelência em manufatura em Xangai, durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial, realizada na quinta-feira, 04/07/24.
A cidade também divulgou a Declaração de Xangai sobre a Governança Global da IA durante o evento. Esses movimentos simbolizam os esforços de Xangai para se tornar um centro de referência em IA, segundo fontes oficiais.
Gerd Muller, diretor-geral da UNIDO, anunciou o estabelecimento do centro na cerimônia de abertura da WAIC e Reunião de Alto Nível sobre a Governança Global da IA, com o tema “Governando a IA para o Bem e para Todos“.
“O centro permitirá que os países em desenvolvimento, em particular, se beneficiem das melhores práticas em IA e manufatura na China… É do interesse de todos nós desenvolver essa tecnologia pioneira de forma responsável e permitir que os países em desenvolvimento a usem e se beneficiem dela também”, disse Muller.
“O centro permitirá que os países em desenvolvimento, em particular, se beneficiem das melhores práticas em IA e manufatura na China… É do interesse de todos nós desenvolver essa tecnologia pioneira de forma responsável e permitir que os países em desenvolvimento a usem e se beneficiem dela também”
Gerd Muller
“A UNIDO continuará a ser uma voz do Sul Global no debate sobre a governança global da IA e em fóruns digitais em todo o mundo. Agradecemos a colaboração com o governo chinês na aplicação e uso de IA nos países em desenvolvimento do Sul Global, e estamos gratos por ser seu parceiro”, afirmou Muller.
Durante a cerimônia de abertura, foram divulgados casos de aplicação de “IA da China beneficia o mundo”, abrangendo uma ampla gama de setores, incluindo tradução, educação, P&D farmacêutica, previsão do tempo, agricultura, finanças e turismo.
Chen Jining, secretário do Partido de Xangai, divulgou oficialmente a Declaração de Xangai sobre a Governança Global da IA na cerimônia de abertura.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento e a segurança da IA, a governança conjunta e o compartilhamento dos benefícios da tecnologia, a declaração se compromete a promover o desenvolvimento saudável, ordenado e seguro da IA global, disse Chen.
“Esperamos uma resposta positiva dos governos, da comunidade científica e tecnológica, da indústria e de todas as partes envolvidas, para que possamos trabalhar juntos para promover a IA em benefício da humanidade.”
Na segunda-feira, a 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU adotou por unanimidade a resolução proposta pela China e co-patrocinada por mais de 140 países sobre o fortalecimento da cooperação internacional na capacitação em IA, disse Dai Bing, representante permanente adjunto da China na ONU, durante um briefing especial à margem do Fórum de Governança Global da IA na tarde de quinta-feira.
“É justo dizer que este documento demonstra a unidade e cooperação de vários países e sua determinação e confiança em promover um desenvolvimento ordenado e inclusivo da IA. É um marco na governança global da IA, especialmente na promoção da capacitação. Tem uma influência de longo alcance na formação do futuro do mundo”, afirmou Dai.
Xangai, que abriga cerca de 350 empresas de IA com uma receita anual de vendas de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões), priorizou a governança da IA avançando em inovações em plataformas tecnológicas, leis e regulamentos e outros serviços relacionados.
Foto de Andy Kelly na Unsplash