A internet é uma grande aliada no nosso dia a dia, mas também pode ser um meio para ataques cibernéticos, como a disseminação de malwares e DDoS. Apenas em 2023, o Brasil foi alvo de 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, segundo o FortiGuard Labs. A tendência é que hackers explorem métodos mais sofisticados de ataques, segundo Jonathan Aprigio, da Leste Telecom.
Frase chave: “A melhor forma de navegar é a segura.”
Jonathan Aprigio destaca a importância de ter cuidado com a navegação online. Ele comenta que hackers aplicam golpes usando arquivos de Excel, Word e PowerPoint, além de links falsos em e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas. Para ajudar as pessoas a usarem a internet de forma mais segura e consciente, ele sugere algumas dicas:
- Mantenha seu sistema operacional atualizado. As frequentes atualizações corrigem vulnerabilidades e garantem proteção contra ameaças recentes.
- Redobre o cuidado ao utilizar redes públicas. Use VPN e evite acessar informações sensíveis em redes desconhecidas.
- Crie senhas fortes. Utilize caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, e números. Não salve as senhas em navegadores e dispositivos.
- Não clique em links desconhecidos. O phishing é comum para instalar malwares. Baixe softwares apenas de fontes confiáveis.
- Prefira a navegação anônima. Evite salvar histórico e cookies no navegador, e confira se os sites possuem certificado SSL.
- Verifique a URL. Certifique-se de que o endereço corresponde à página legítima antes de prosseguir.
- Cuidado com remetentes de e-mails. Não clique em links ou baixe anexos de remetentes desconhecidos.
A Leste Telecom é um provedor de Internet 100% em fibra óptica, sendo a primeira no Leste Fluminense a oferecer internet em ultra velocidade. A empresa investe constantemente na ampliação da sua rede de atendimento com tecnologia FTTh, atendendo em oito cidades do Leste Fluminense.
Fonte: Comunica PR