A inteligência artificial do Radar Afya Whitebook detectou um aumento nas buscas por doenças respiratórias em São Paulo. Utilizando dados de acessos médicos à plataforma Afya, foi identificado que desde o início do inverno, em junho, houve um salto nas pesquisas relacionadas a Covid-19, com aumento de 31% entre 25/08 e 01/09.
Segundo Eduardo Moura, médico especialista do Radar Ayfa Whitebook, esse é o maior volume de buscas desde março deste ano, com atenção voltada novamente ao coronavírus.
Além disso, doenças como Otite Média Aguda, Rinossinusite e Pneumonia Comunitária também cresceram nas pesquisas. A Otite Média Aguda, geralmente associada a infecções virais em crianças, mas também comum em adultos, e a Rinossinusite, inflamação nos seios paranasais, têm sido temas de maior interesse.
O aumento na busca por medicamentos reflete esse cenário. A CliqueFarma, plataforma da Afya para comparação de preços de medicamentos, registrou um aumento de 194% nas pesquisas por autotestes de Covid-19 em agosto. No mesmo período, as pesquisas por descongestionantes nasais aumentaram 27%, enquanto os medicamentos para gripes e resfriados e antialérgicos registraram altas de 20% e 18% nas buscas, respectivamente.
O Dr. Eduardo recomenda que, ao surgirem sintomas como tosse persistente, febre ou dificuldade para respirar, a população busque atendimento médico imediato. Ele reforça a importância de manter a vacinação atualizada, além de adotar medidas preventivas como lavar as mãos e usar máscaras em locais fechados.
Fonte: InPress Porter Novelli