O Google Research uniu forças com líderes comunitários de combate a incêndios e empresas como Muon Space para lançar uma constelação de satélites chamada FireSat. Esse sistema inovador, equipado com IA, detecta incêndios pequenos em até 20 minutos, fornecendo dados quase em tempo real para bombeiros.
Uma vez detectado, a tecnologia fornecerá informações quase em tempo real sobre a localização, tamanho e intensidade de incêndios florestais em estágio inicial para que os bombeiros possam responder de forma rápida e eficaz.
Atualmente, incêndios florestais são cada vez mais frequentes devido a climas mais quentes e secos. No entanto, os bombeiros ainda dependem de imagens de satélite de baixa resolução, que são atualizadas poucas vezes por dia. Isso dificulta a detecção precoce de incêndios, permitindo que eles cresçam até o tamanho de um campo de futebol antes de serem identificados, o que limita a eficiência das respostas de emergência.
Para criar o sistema FireSat, o Google Research colaborou com a Muon Space e o Environmental Defense Fund para desenvolver sensores infravermelhos personalizados capazes de detectar incêndios de pequena escala. O FireSat utilizará IA para comparar áreas de 16 por 16 pés com imagens anteriores, levando em conta a infraestrutura e o clima local. Para validar o modelo, a equipe testou sensores sobre queimadas controladas, estabelecendo uma base de dados para melhorar a precisão na detecção precoce de incêndios.
A tecnologia, que será gerida pela Earth Fire Alliance e recebeu US$ 13 milhões da Google.org, visa melhorar a resposta a incêndios e criar um registro histórico global do comportamento do fogo.
Fonte: AI Business
Foto de Michael Held na Unsplash