21.9 C
São Paulo
segunda-feira, novembro 4, 2024

Inteligência artificial será destaque na 16ª Campus Party Brasil

Na edição deste ano, o destaque é a estreia do 1º Fórum do Marco Regulatório da Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de promover discussões e contribuir para o estabelecimento de um marco regulatório sobre o assunto, seguindo o exemplo do Marco Civil da Internet.

Além das sessões de painéis, mesas de debate, palestras e apresentações de pesquisas sobre o assunto, o Fórum incluirá uma consulta pública, buscando fomentar um debate aberto e participativo sobre políticas públicas relacionadas à inteligência artificial.

A edição nacional da Campus Party contará com 15 espaço de conteúdo, entre eles os
palcos What’s Next, Fábrica de Empreendedores, Petrobras e Code the Future, Arena
de Disrupção, Campus Jobs, Campus Kids – Include, loja da Campus Party, Studio e 6
palcos de comunidades.

Sophia

Uma das novidades na #CPBR16 será a presença da primeira palestrante humanoide do
evento, Sophia. Criada em 2015 pela Hanson Robotics, a robô já interagiu com
celebridades como Will Smith e Jimmy Fallon, além de ter participado de uma
entrevista coletiva realizada na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU),
na qual declarou que “os robôs não vão se rebelar contra a humanidade”. Durante a CPBR16 os campuseiros terão a oportunidade de fazer perguntas e interagir ao vivo com ela. Outro nome internacional é Matthew Chavira, fundador da Prophets of AI, reconhecido como um dos principais nomes da inteligência artificial, estando entre as100 pessoas mais influentes em IA pela revista Time.

Competição e simuladores

A Campus Party Brasil também trará, pela primeira vez, um workshop ministrado pela Robocore, que também será a responsável pela Arena de Robôs que terá a maior competição de robótica da América que atraí quatro mil estudantes para as disputas da batalha de robôs, Robôs de linha, carros autônomos, entre outros. Além disso, a edição nacional receberá um campeonato de simuladores de corridas e o Prêmio Include deInclusão Digital, que tem o objetivo de reconhecer os principais engajadores de inclusão digital no evento.
“Quando reunimos inteligência artificial, inovação, empreendedorismo e inclusão,
percebemos o impacto transformador que isso pode ter na sociedade. Esse é o propósito da Campus Party, um espaço onde buscamos democratizar o acesso às novas tecnologias e compartilhar conhecimentos diversos entre todas as camadas da sociedade. Nosso objetivo é disseminar conhecimento para o mundo”, explica Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.

“Quando reunimos inteligência artificial, inovação, empreendedorismo e inclusão,
percebemos o impacto transformador que isso pode ter na sociedade. Esse é o
propósito da Campus Party, um espaço onde buscamos democratizar o acesso às novas
tecnologias e compartilhar conhecimentos diversos entre todas as camadas da
sociedade. Nosso objetivo é disseminar conhecimento para o mundo”

Tonico Novaes

CPBR16 confirma os primeiros palestrantes
Entre os nomes confirmados estão: o apresentador, roteirista e escritor brasileiro, Marcelo Tas; a especialista em marketing de influência e entretenimento do Brasil, psicóloga, jornalista e sócia da Mynd8, Fátima Pissarra; o geofísico e proeminente divulgador da ciência no Brasil, Sérgio Sacani; a embaixadora do Women Techmarks e especialista em desenvolvimento Android do Google, Angelica Oliveira; a Mestra em engenharia de computação e desenvolvedora backend, Giulia Bordignon; o criador e apresentador do canal Ei Nerd, Peter Jordan, que é um dos principais influenciadores do Brasil e
fundador da empresa Petaxxon.

Empreendedorismo, ciência e futuro

A Campus Party Brasil também contará com os seus tradicionais programas, como o
Startup 360, realizado em parceria com o Sebrae, que possibilita às startups exporem seus trabalhos, realizarem networking, receberem mentorias, entre outros. Além dele, há a Maratona de Negócios, que visa capacitar mentes inovadoras que estão desenvolvendo um negócio, ajudando a tirar a ideia do papel e fazendo com que a empresa seja bem estruturada.

Outro programa confirmado é a Revista Científica Campus Party. O projeto tem como objetivo garantir espaço para textos científicos de qualidade, relevantes e que estejam na vanguarda de suas áreas.

A Campus Future é uma oportunidade para estudantes de cursos técnicos, ensino médio e universitários apresentarem projetos que visam incentivar soluções tecnológicas que possam fazer parte do dia a dia da sociedade.

Competição gastronômica, games e atrações tecnológicas

O Printer Chef, campeonato de gastronomia, no qual os participantes são convidados a
criar pratos com alimentos produzidos em impressora 3D também está confirmado na
CPBR16, assim como os campeonato de eSports com disputas acirradas nas competições de CS:GO, LoL e Valorant.

Uma das atrações de destaque na Campus Party são os hackathons, que reunirão programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação. Além disso, a CPBR16 receberá diversos workshops que proporcionarão oportunidades para os campuseiros aprimorarem habilidades em diversas áreas.
Entretenimento não faltará aos visitantes, com os simuladores, Arena de e concurso de
Cosplay. Além disso, na madrugadas a organização da Campus Party, vai preparar diversas ativações, com shows de bandas, DJs e sessões de cinema.

Serviço Campus Party Brasil – 16ª edição
Arena: de 9 a 14 de julho.
Área Open: de 10 a 14 de julho.
Local: Expo Center Norte

Confira a programação completa no site da Campus Party BR

Publicações Recentes

Inovação e Sustentabilidade nos Eventos: Insights de Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza

No episódio mais recente do podcast “Datalogando”, Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza discutem a evolução dos eventos de marketing com a internet e os smartphones, a importância da inovação tecnológica, e a crescente relevância das práticas de ESG. Eles destacam o papel do reconhecimento facial, QR Codes, RFID, metaverso e realidade virtual na personalização e eficiência dos eventos, além de enfatizar a necessidade de práticas sustentáveis como o uso de materiais reciclados e a compensação de carbono.

O papel da arquitetura de dados como alavanca para as tendências do e-commerce

A Dexco, liderada por André Villamar, usa arquitetura de dados para aprimorar sua operação no e-commerce, unificando dados e garantindo agilidade

Xiaomi Smart Factory pode operar 24 horas por dia sem pessoas

A nova fábrica da Xiaomi em Pequim é 100% automatizada, com 11 linhas de produção e software próprio. Produz MIX Fold 4 e MIX Flip 24/7, a cada 3 segundos. A IA otimiza processos e soluciona problemas

Sustentabilidade, Inovação E Dados Em Eventos Com Luciana Barbosa E Fabio Pacheco #Datalogando

No mais recente episódio do Podcast Datalogando, tivemos a...

Luma AI Lança Dream Machine: Uma Nova Era na Criação de Vídeos com IA

Tecnologia de Ponta e Acessibilidade O Dream Machine foi desenvolvido...

Meta promove evento para orientar pais sobre segurança digital dos adolescentes

No evento "Tela Consciente", a Meta apresentou ferramentas para garantir a segurança online de adolescentes, reforçando a importância do diálogo entre pais e filhos sobre o uso da internet.

Razer eleva os patamares de precisão e personalização com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K

A Razer apresenta atualizações em sua linha Basilisk, aprimorando a personalização e precisão com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K.

Leega marca presença no Google Cloud Summit Brasil 2024 com estande e palestras

A Leega participará do Google Cloud Summit Brasil 2024 com um estande e duas palestras, destacando suas soluções em Data Analytics, Cloud, Machine Learning e GenAI.

Mercado de Tecnologia cresce, mas falta mão de obra qualificada

O mercado de TI no Brasil segue em expansão, mas a falta de talentos capacitados continua a ser um obstáculo para o setor.

Phishing e Deepfakes Impulsionados por IA Tornam-se Principais Ameaças à Segurança Digital

Uma pesquisa recente revelou que ataques de phishing e fraudes por deepfakes são as maiores ameaças impulsionadas por inteligência artificial em 2024. Com 75% dos CISOs preocupados com phishing e 56% alertando para deepfakes, as empresas estão aumentando seus orçamentos de cibersegurança para combater esses riscos, que estão em constante crescimento.

Com Inteligência Artificial, Meta Transforma Óculos em Extensão do Cérebro

Meta lança óculos Ray-Ban com IA, que funcionam como uma "memória secundária" e oferecem traduções em tempo real.

Saúde mental no RH: IA facilita recrutamentos e reduz sobrecarga

A integração de IA nos processos de recrutamento pode diminuir o estresse dos profissionais de RH e melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho.

Satélites com IA detectam incêndios florestais mais rapidamente

O Google Research uniu forças com líderes comunitários de...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img