25.3 C
São Paulo
domingo, outubro 6, 2024

Big techs ganham dinheiro com ‘mentiras e aberrações’, e regulação é urgente, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (16) em entrevista exclusiva à RECORD que é a favor de uma regulação “urgente” sobre as plataformas de redes sociais que operam no Brasil, pois segundo ele “não é possível essas empresas continuarem ganhando dinheiro disseminando mentiras, inverdades”. O presidente criticou que “as empresas não podem, para ganhar dinheiro, permitir essas aberrações que a gente vê todo dia

Eu sou a favor de que a gente tenha uma regulação. Uma regulação urgente, porque essas empresas não pagam imposto no Brasil. Essas empresas ganham bilhões de publicidade, essas empresas têm muito lucro com a disseminação do ódio nesse país e no mundo inteiro. Então, eu acho que nós temos que tomar uma decisão”, frisou.

“Quero dizer com muita veemência de que não é possível essas empresas continuarem ganhando dinheiro disseminando mentiras, disseminando inverdades, fazendo provocação, campanha contra a vacina, campanha favorável a isso, campanha favorável àquilo, sem levar em conta nenhum compromisso com a verdade”, acrescentou o presidente.


Lula comentou que o mundo inteiro corre risco pela falta de regulamentação das redes sociais. “É o mundo que está em risco. É a democracia civilizada, a democracia da convivência democrática e da diversidade que está correndo risco. Esse comportamento dessas empresas está favorecendo, simplesmente, a mentira, a discórdia entre os seres humanos”, pontuou.

As aberrações que nós assistimos com a questão climática no Rio Grande do Sul, a quantidade de mentiras, sem nenhum respeito, sem nenhum pudor, o sofrimento das pessoas. E isso eram milhares de visualizações. Ou seja, gente ganhando dinheiro com a desgraça dos outros. Então, eu sou favorável à regulação”, completou.

O presidente ainda defendeu que organismos internacionais adotem providências sobre o assunto.

Essa é uma discussão que a gente vai ter que fazer em alguns fóruns internacionais. Primeiro, eu acho que a ONU deveria convocar uma assembleia para discutir esse assunto. Segundo, o G20 tem que discutir. Os Brics têm que discutir, o G7 tem que discutir. É preciso de uma saída coletiva para o mundo.”

Governo pode elaborar proposta

Lula anunciou que vai ter uma reunião nesta semana com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para decidir se o governo federal elabora uma proposta de regulamentação das redes sociais.

“Possivelmente essa semana vou ter uma reunião com meu ministro da Justiça para a gente discutir um critério de discutir com o Congresso Nacional, se a gente retoma aquele projeto que estava, se a gente vai apresentar uma outra proposta, se o Congresso vai apresentar uma proposta. O dado concreto é que a gente não pode perder de vista a necessidade de fazer regulação”, afirmou o presidente.

Lula lembrou do projeto de lei que foi relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) sobre o tema. Em abril deste ano, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu descartar o parecer do deputado por entender que o texto era muito polêmico e anunciou a criação de um grupo de trabalho para formular outro relatório.

O presidente disse não entender o motivo de o relatório de Silva não ter avançado na Câmara, mas reforçou que o Executivo pode elaborar uma medida provisória ou um projeto de lei com regime de urgência sobre o tema, para ser votado mais rapidamente.

“Se for necessário o governo, poderá enviar uma proposta. Pode ser medida provisória ou pode ser projeto de lei. Aí você tem que discutir com o Congresso para saber qual é a melhor forma de tramitação, ou você faz uma medida provisória, ou você faz um projeto de lei com caráter de urgência urgentíssima, que é votado com muita rapidez também”, comentou.

“Mas eu acho que, para a gente construir da mesma forma que a gente conseguiu aprovar uma política tributária, depois de 40 anos — e a gente aprovou num Congresso teoricamente e ideologicamente adverso, a gente conseguiu aprovar, numa demonstração da importância do diálogo —, nós poderemos fazer, também, com a regulação do funcionamento dessas empresas”, completou.

Lula destacou que o governo quer conversar com todos os atores envolvidos no assunto antes de concluir uma proposta.

“É você fazer uma discussão com o Congresso. Com o presidente da Câmara, com o presidente do Senado, com os líderes dos partidos na Câmara e no Senado, com o governo, e construir uma proposta, ouvindo os empresários, ouvindo todo mundo. A gente não quer deixar ninguém fora. O que não pode é continuar do jeito que está.”

Fonte: R7 e Tv Record

Foto: Reprodução TV Record

Publicações Recentes

Inovação e Sustentabilidade nos Eventos: Insights de Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza

No episódio mais recente do podcast “Datalogando”, Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza discutem a evolução dos eventos de marketing com a internet e os smartphones, a importância da inovação tecnológica, e a crescente relevância das práticas de ESG. Eles destacam o papel do reconhecimento facial, QR Codes, RFID, metaverso e realidade virtual na personalização e eficiência dos eventos, além de enfatizar a necessidade de práticas sustentáveis como o uso de materiais reciclados e a compensação de carbono.

Xiaomi Smart Factory pode operar 24 horas por dia sem pessoas

A nova fábrica da Xiaomi em Pequim é 100% automatizada, com 11 linhas de produção e software próprio. Produz MIX Fold 4 e MIX Flip 24/7, a cada 3 segundos. A IA otimiza processos e soluciona problemas

O papel da arquitetura de dados como alavanca para as tendências do e-commerce

A Dexco, liderada por André Villamar, usa arquitetura de dados para aprimorar sua operação no e-commerce, unificando dados e garantindo agilidade

Sustentabilidade, Inovação E Dados Em Eventos Com Luciana Barbosa E Fabio Pacheco #Datalogando

No mais recente episódio do Podcast Datalogando, tivemos a...

Luma AI Lança Dream Machine: Uma Nova Era na Criação de Vídeos com IA

Tecnologia de Ponta e Acessibilidade O Dream Machine foi desenvolvido...

Razer eleva os patamares de precisão e personalização com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K

A Razer apresenta atualizações em sua linha Basilisk, aprimorando a personalização e precisão com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K.

Leega marca presença no Google Cloud Summit Brasil 2024 com estande e palestras

A Leega participará do Google Cloud Summit Brasil 2024 com um estande e duas palestras, destacando suas soluções em Data Analytics, Cloud, Machine Learning e GenAI.

Mercado de Tecnologia cresce, mas falta mão de obra qualificada

O mercado de TI no Brasil segue em expansão, mas a falta de talentos capacitados continua a ser um obstáculo para o setor.

Phishing e Deepfakes Impulsionados por IA Tornam-se Principais Ameaças à Segurança Digital

Uma pesquisa recente revelou que ataques de phishing e fraudes por deepfakes são as maiores ameaças impulsionadas por inteligência artificial em 2024. Com 75% dos CISOs preocupados com phishing e 56% alertando para deepfakes, as empresas estão aumentando seus orçamentos de cibersegurança para combater esses riscos, que estão em constante crescimento.

Com Inteligência Artificial, Meta Transforma Óculos em Extensão do Cérebro

Meta lança óculos Ray-Ban com IA, que funcionam como uma "memória secundária" e oferecem traduções em tempo real.

Saúde mental no RH: IA facilita recrutamentos e reduz sobrecarga

A integração de IA nos processos de recrutamento pode diminuir o estresse dos profissionais de RH e melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho.

Satélites com IA detectam incêndios florestais mais rapidamente

O Google Research uniu forças com líderes comunitários de...

Inteligência Artificial aponta aumento de 31% nas buscas por Covid-19 em SP

O Radar Afya Whitebook revela alta de 31% nas buscas por Covid-19 em SP entre 25/08 e 01/09, além de outras doenças respiratórias.
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img