O uso de Inteligência Artificial (IA) no ambiente corporativo está se tornando cada vez mais comum, inclusive no setor de Recursos Humanos (RH). Segundo dados da Opinion Box, 90% das pessoas com acesso à internet já utilizaram alguma ferramenta de IA, e 37% afirmam que suas empresas também utilizam. Dentro do RH, essa tecnologia está sendo usada para avaliar currículos, analisar dados e até mesmo conduzir entrevistas, economizando tempo e reduzindo a sobrecarga de trabalho.
Essa automação é especialmente útil em processos que costumam ser demorados, como a triagem de currículos. De acordo com uma pesquisa do ADP Research Institute, 67% dos trabalhadores brasileiros consideram o trabalho sua principal fonte de estresse, e tarefas repetitivas e extensas, como a análise de currículos, podem contribuir para esse cenário. A adoção de IA promete reduzir esse tipo de demanda, evitando que os processos seletivos se arrastem por meses.
A transformação do setor de RH é uma realidade em crescimento. Durante o Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (CONARH) do ano passado, uma pesquisa realizada com 300 pessoas mostrou que seis em cada dez profissionais de RH utilizam IA em suas rotinas diárias, sendo que 26% afirmam fazer isso diariamente, segundo dados da Ticket.
Christian também destaca a importância de aliar saúde mental e inovação no ambiente corporativo. “As empresas que enxergarem a saúde aliada à inovação terão mais chances de impulsionar os negócios no futuro. Elas devem buscar soluções que auxiliem os profissionais de RH em meio às mudanças no mercado de trabalho, onde flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional são mais discutidos. O engajamento deles pode se refletir em toda a empresa”, comenta.
Fonte: Agência Noar