Mediada por Daniele Duarte da DELL Startups, a palestra de Alfredo Heiss da AMD e Jomar Silva da NVIDIA, no Startup Summit 2024, discutiu o impacto crescente da IA, 5G e computação em múltiplos setores. Um dos pontos centrais foi a aplicação prática dessas tecnologias, destacando que a IA não é apenas um hype, mas uma ferramenta que tem trazido soluções há anos. Machine Learning e visão computacional foram destacados por sua capacidade de segmentar mercados-alvo com precisão.
Implementar IA, no entanto, não é simples. Heiss e Silva ressaltaram que a qualidade dos dados é essencial; sem isso, qualquer tentativa de aplicação da IA resulta em desperdício de recursos. Para maximizar a eficácia, é fundamental aplicar IA a problemas bem definidos, o que também reduz o risco de alucinações e melhora a experiência do usuário.
Outro ponto relevante foi a necessidade de re-skilling das equipes. A adoção eficaz da IA depende da capacidade das empresas em treinar suas equipes para lidar com novas ferramentas e metodologias. Soluções de IA personalizadas foram apresentadas como essenciais para otimizar operações e melhorar a eficiência, especialmente em setores como o de atendimento ao cliente.
Além disso, a palestra enfatizou a importância da democratização da IA. Ferramentas como LangFlow estão tornando mais acessível a aplicação de modelos estatísticos, permitindo que até mesmo empresas menores possam se beneficiar dessas tecnologias avançadas.
Por fim, a ética e a privacidade foram pilares mencionados na implementação de soluções de IA, com os palestrantes alertando sobre a responsabilidade de respeitar a privacidade dos usuários, mesmo quando o uso de dados pessoais não é necessário.
Fotos: Datalogando