21.8 C
São Paulo
sexta-feira, novembro 1, 2024

Estudo revela que 92% dos brasileiros já sofreram pelo menos um golpe financeiro na internet

Uma pesquisa conduzida pela NordVPN destaca a crescente preocupação com golpes financeiros online no Brasil, particularmente no WhatsApp. Segundo o estudo, dos 92% dos entrevistados que sofreram um golpe online nos últimos dois anos, 30% perderam dinheiro, com uma média de perda entre R$ 251 e R$ 500. Chama a atenção que 81% desses incidentes ocorreram no WhatsApp.

Os dados revelam que dois terços de todos os golpes envolvendo pedidos mentirosos de dinheiro, doações de caridade enganosas, links de páginas fraudulentas, ofertas de emprego inventadas, ligações de falsas centrais de atendimento ao cliente, além de outros tipos de golpes envolvendo solicitações bancárias com pagamentos via Pix, foram enviados para as vítimas via WhatsApp.

O segundo método mais utilizado pelos golpistas, com 35% de citações, é a criação de lojas virtuais ilegítimas, promovidas em redes sociais destacando produtos com preços promocionais e oferecendo ainda mais descontos para pagamentos via Pix.

Dinheiro e dignidade perdidos

Os números mostram que, em média, um brasileiro se depara com 14 golpes financeiros online a cada dois anos, sendo cinco deles via WhatsApp. Além disso, a pesquisa da NordVPN revela que as vítimas tendem a ser mais suscetíveis a golpes durante os dias úteis, quando estão no período de trabalho, especialmente quando estão estressadas ou nervosas. A maioria dos usuários informou o golpe para seus círculos sociais. No entanto, poucos adotaram medidas de segurança, antes ou após serem vítimas do golpe.

Quase todos os entrevistados afirmaram ter encontrado pelo menos um golpe online, sendo que homens, de todas as gerações (exceto a geração X), proprietários de negócios, autônomos e pessoas atualmente desempregadas são alguns dos grupos mais vulneráveis a perdas financeiras. No entanto, a diferença entre homens e mulheres vítimas de golpes não é grande, já que 30% das entrevistadas também passaram pela mesma situação.

Importante destacar que a oferta de emprego e de empréstimo falso representa um tipo de golpe bastante comum, que atinge principalmente pessoas fragilizadas devido a sua situação social e que, assim, se tornam mais suscetíveis a cair nessas armadilhas. Além disso, assim como os golpes de links, call centers e lojas online falsas, essas ofertas enganosas não são massivamente noticiadas pela imprensa, favorecendo a desinformação da população quanto a essas ameaças.

Além das perdas financeiras, cerca de um quinto dos entrevistados mencionou um impacto negativo em seu estado psicológico. Neste caso, gerações mais jovens, como a geração Z, demonstram mais estresse psicológico e tendem a relatar golpes com mais frequência. Em contraste, gerações mais velhas tendem a ignorar os golpes.

Segurança e interação com os golpes

Assim como as gerações mais velhas, a pesquisa revelou que muitos brasileiros, ao identificar um golpe online, adotam medidas básicas de segurança, como não responder a números desconhecidos e evitar clicar em links suspeitos. No entanto, medidas mais técnicas, como configurar limites de transferência para Pix, usar VPNs ou autenticação de dois fatores (2FA), são menos comuns. Apenas 3% dos entrevistados acreditam que não há remédio para os golpes, indicando que a maioria acredita que há medidas que podem ajudar a protegê-los.

Como se proteger

Para se proteger de golpes financeiros, Maria Eduarda Melo, country manager da NordVPN no Brasil, recomenda que os usuários adotem diversas medidas de segurança. “Em primeiro lugar, é essencial usar senhas complexas e únicas para cada conta, evitando acima de tudo usar informações pessoais como parte dos códigos, além de ativar a autenticação biométrica para dificultar o acesso não autorizado às contas”, explica. A instalação de software antivírus e a utilização de verificação em duas etapas (2FA) também são práticas recomendadas para aumentar a segurança dos dispositivos e contas online.

Medidas adicionais incluem não fornecer informações pessoais a terceiros suspeitos, especialmente em canais não oficiais, como e-mails ou mensagens em redes sociais, bem como revisar extratos bancários e contas de cartão de crédito regularmente para conferir se não há compras não autorizadas.

Ser cauteloso ao clicar em links também é fundamental para evitar cair em armadilhas de fraudadores, assim como evitar fazer download de fontes desconhecidas. Adotar essas medidas pode reduzir significativamente a vulnerabilidade a golpes financeiros e proteger os dados pessoais dos usuários.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre 17 e 27 de maio de 2024, com uma amostra de mil respondentes, composta por residentes do Brasil com idades entre 18 e 74 anos. A amostra foi nacionalmente representativa entre os usuários de internet, com cotas de idade, gênero e local de residência. Para mais informações, acesse: NordVPN

Sobre a NordVPN

A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do planeta, utilizado por milhões de usuários de internet em todo o mundo. A empresa fornece IP dedicado, criptografia VPN dupla e Onion Over VPN, garantindo privacidade com rastreamento zero. Um dos principais recursos do produto é a proteção contra ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios. A mais recente criação da Nord Security, empresa controladora da NordVPN, é o Saily – um serviço eSIM global. O NordVPN é muito fácil de usar, além de oferecer um dos melhores preços do mercado e possuir mais de 6.400 servidores em 111 países. Para mais informações, acesse: NordVPN.

Fonte:NBPress

Foto de Gilles Lambert na Unsplash

Publicações Recentes

Inovação e Sustentabilidade nos Eventos: Insights de Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza

No episódio mais recente do podcast “Datalogando”, Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza discutem a evolução dos eventos de marketing com a internet e os smartphones, a importância da inovação tecnológica, e a crescente relevância das práticas de ESG. Eles destacam o papel do reconhecimento facial, QR Codes, RFID, metaverso e realidade virtual na personalização e eficiência dos eventos, além de enfatizar a necessidade de práticas sustentáveis como o uso de materiais reciclados e a compensação de carbono.

O papel da arquitetura de dados como alavanca para as tendências do e-commerce

A Dexco, liderada por André Villamar, usa arquitetura de dados para aprimorar sua operação no e-commerce, unificando dados e garantindo agilidade

Xiaomi Smart Factory pode operar 24 horas por dia sem pessoas

A nova fábrica da Xiaomi em Pequim é 100% automatizada, com 11 linhas de produção e software próprio. Produz MIX Fold 4 e MIX Flip 24/7, a cada 3 segundos. A IA otimiza processos e soluciona problemas

Sustentabilidade, Inovação E Dados Em Eventos Com Luciana Barbosa E Fabio Pacheco #Datalogando

No mais recente episódio do Podcast Datalogando, tivemos a...

Luma AI Lança Dream Machine: Uma Nova Era na Criação de Vídeos com IA

Tecnologia de Ponta e Acessibilidade O Dream Machine foi desenvolvido...

Meta promove evento para orientar pais sobre segurança digital dos adolescentes

No evento "Tela Consciente", a Meta apresentou ferramentas para garantir a segurança online de adolescentes, reforçando a importância do diálogo entre pais e filhos sobre o uso da internet.

Razer eleva os patamares de precisão e personalização com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K

A Razer apresenta atualizações em sua linha Basilisk, aprimorando a personalização e precisão com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K.

Leega marca presença no Google Cloud Summit Brasil 2024 com estande e palestras

A Leega participará do Google Cloud Summit Brasil 2024 com um estande e duas palestras, destacando suas soluções em Data Analytics, Cloud, Machine Learning e GenAI.

Mercado de Tecnologia cresce, mas falta mão de obra qualificada

O mercado de TI no Brasil segue em expansão, mas a falta de talentos capacitados continua a ser um obstáculo para o setor.

Phishing e Deepfakes Impulsionados por IA Tornam-se Principais Ameaças à Segurança Digital

Uma pesquisa recente revelou que ataques de phishing e fraudes por deepfakes são as maiores ameaças impulsionadas por inteligência artificial em 2024. Com 75% dos CISOs preocupados com phishing e 56% alertando para deepfakes, as empresas estão aumentando seus orçamentos de cibersegurança para combater esses riscos, que estão em constante crescimento.

Com Inteligência Artificial, Meta Transforma Óculos em Extensão do Cérebro

Meta lança óculos Ray-Ban com IA, que funcionam como uma "memória secundária" e oferecem traduções em tempo real.

Saúde mental no RH: IA facilita recrutamentos e reduz sobrecarga

A integração de IA nos processos de recrutamento pode diminuir o estresse dos profissionais de RH e melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho.

Satélites com IA detectam incêndios florestais mais rapidamente

O Google Research uniu forças com líderes comunitários de...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img