Visando endereçar os principais desafios da integração dos testes de Quality Assurance (QA) com a inteligência artificial no setor bancário, a Prime Control lança uma nova suíte de ferramentas de IA para otimizar processos de QA, focando na personalização da plataforma para garantir sigilo e seguridade nos dados com o setor bancário. A ferramenta alcança aumentos de 30% na eficiência dos testes e de 50% na construção de testes de API, além de relatar um incremento de 40% na geração de cenários de teste e 70% na produtividade do monitoramento de produção.
De acordo com Guilherme Medeiros, Diretor de Operações da Prime Control, o setor bancário está descobrindo formas de usar a IA generativa para facilitar o dia a dia. “No setor bancário, essas ferramentas não substituem totalmente o trabalho humano, mas potencializam a entrega da equipe. Elas agilizam experimentos rápidos, mantendo qualidade e segurança. Isso permite errar rapidamente, descobrir o que funciona e ganhar confiança para entregas reais. O objetivo é realizar experimentos com qualidade, não apenas por tentativa e erro”, comenta.
O especialista explica que há uma lacuna que precisa de aprimoramento no mercado de serviços bancários, referente aos custos de manutenção e time-to-market. “Hoje, a qualidade está ‘correndo atrás do prejuízo’; é comum no mercado que a versão do software vá para produção sem ter todos os testes ou validações. A IA, assim como a automação, ajuda a reduzir esse gap, entregando uma cobertura melhor e mais testes de forma rápida e eficiente, dentro do prazo planejado e evitando que essas lacunas aumentem tanto o débito técnico”, comenta.
“Hoje, a qualidade está ‘correndo atrás do prejuízo’; é comum no mercado que a versão do software vá para produção sem ter todos os testes ou validações. A IA, assim como a automação, ajuda a reduzir esse gap, entregando uma cobertura melhor e mais testes de forma rápida e eficiente, dentro do prazo planejado e evitando que essas lacunas aumentem tanto o débito técnico”
Guilherme Medeiros
A solução é composta por quatro produtos distintos, cada um focado em diferentes aspectos do processo de QA: o “TestCaseGen”, que cria artefatos de teste a partir de regras e critérios de aceitação; o “Prime Control API Test Gen” gera testes automáticos para APIs usando documentação, código-fonte e exemplos; já “Agente Automação” é um acelerador de automação de testes que aumenta a produtividade; e “Unit Test AI” cria e mantém testes unitários automaticamente, mantendo a segurança e conformidade de dados dos clientes. A ferramenta já foi incorporada nos processos de QA em empresas do setor de varejo, moda, cosméticos, aviação e seguros.
Além disso, a solução usa inovações como Large Language Models (LLMs) e agentes copilotos para melhorar os testes de front-end, API e unitários, economizando tempo dos desenvolvedores. “Olhando para a operação no dia a dia, uma das causas do débito técnico é o profissional não conseguir realizar o desenvolvimento e as atividades de validação dentro do prazo estabelecido. A IA facilita essa entrega completa. As inovações da solução permitem fazer mais e melhor em todas as fases, incluindo o monitoramento do usuário em produção, observando sua navegação, cliques e interação em detalhes, detectando falhas, lentidão e outros aspectos”, exemplifica Guilherme.
Texto Produzido Por Mondoni Press.