Robôs humanoides estarão trabalhando na Tesla no ano que vem, de acordo com Elon Musk.
O CEO fez o anúncio no X, gerando grande interesse entre os seguidores.
“A Tesla terá robôs humanoides genuinamente úteis em baixa produção para uso interno da Tesla no ano que vem e em alta produção para outras empresas em 2026”, disse Musk.
No entanto, embora a notícia tenha causado bastante entusiasmo online, o cronograma na verdade constitui um pequeno atraso em relação ao anúncio anterior feito há apenas três meses, em abril.
Naquela ocasião , Musk disse aos investidores em uma teleconferência de resultados que o robô – conhecido como Optimus – poderia estar pronto até o final de 2024. Ele declarou: “Somos capazes de fazer tarefas simples de fábrica no laboratório. E achamos que o Optimus terá produção limitada na própria fábrica fazendo tarefas úteis antes do final deste ano.”
No entanto, ele admitiu que essas previsões eram “apenas palpites”.
Desde a introdução do conceito no Dia da IA da Tesla em 2021 — acompanhado por uma pessoa em um terno branco simulando um robô humano, para algum escárnio — o interesse tem sido previsivelmente enorme, mas o progresso um tanto errático. No Dia da IA de 2022 , o Optimus fez uma aparição, mas não conseguiu andar sem ajuda, apesar da afirmação de Musk de que ele poderia vender bilhões e facilitar uma “transformação fundamental para a civilização”.
Em maio de 2023, a Optimus estava demonstrando uma mobilidade muito mais avançada, com Musk mostrando um vídeo no dia dos acionistas da Tesla que mostrava o robô andando e pegando coisas.
Uma atualização ocorreu em dezembro de 2023 e, no início deste ano, o Optimus Gen 2 foi filmado dobrando roupas , com o engenheiro-chefe Milan Kovac afirmando que 2023 foi um “ano incrível” para o robô, elogiando o progresso da empresa no desenvolvimento de sua destreza, locomoção e capacidades autônomas.
A sensação de expectativa foi reforçada no início de julho na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai, quando o Optimus foi a atração principal, apesar de não fazer nada além de ficar parado em uma caixa de vidro.
Embora não saibamos quais tarefas a Tesla pode ter designado para o robô, ou quais “outras empresas” podem estar interessadas em usá-lo, sabemos suas dimensões – ele tem 1,80 m de altura e pesa 55 kg – e que o preço provável, pelo menos inicialmente, ficará entre US$ 25.000 e US$ 30.000.
Apesar da incerteza, Musk tem se mostrado caracteristicamente otimista quanto ao potencial da Optimus.
No início deste ano, ele disse: “Se você tem um robô humanoide senciente que é capaz de navegar na realidade e fazer tarefas quando solicitado, não há limite significativo para o tamanho da economia. Então é isso que vai acontecer, e acho que a Tesla está melhor posicionada entre todos os fabricantes de robôs humanoides para conseguir atingir a produção em volume.”
No entanto, Musk tem um longo histórico de fazer alegações absurdas e perder prazos. Em 2015, ele afirmou que os carros da Tesla entregariam autonomia total até 2018, e seis anos depois a empresa ainda está muito longe de ver isso se materializar.
E a revelação do tão aguardado táxi autônomo da empresa – um dos principais pilares de seu foco renovado em automação e IA – já foi adiada para outubro , após o planejado originalmente para 8 de agosto .
Foto: Tesla