25.3 C
São Paulo
domingo, outubro 6, 2024

Tesla começará a usar robôs humanoides no próximo ano

Robôs humanoides estarão trabalhando na Tesla no ano que vem, de acordo com Elon Musk.

O CEO fez o anúncio no X, gerando grande interesse entre os seguidores. 

“A Tesla terá robôs humanoides genuinamente úteis em baixa produção para uso interno da Tesla no ano que vem e em alta produção para outras empresas em 2026”, disse Musk.

No entanto, embora a notícia tenha causado bastante entusiasmo online, o cronograma na verdade constitui um pequeno atraso em relação ao anúncio anterior feito há apenas três meses, em abril.

Naquela ocasião , Musk disse aos investidores em uma teleconferência de resultados que o robô – conhecido como Optimus – poderia estar pronto até o final de 2024. Ele declarou: “Somos capazes de fazer tarefas simples de fábrica no laboratório. E achamos que o Optimus terá produção limitada na própria fábrica fazendo tarefas úteis antes do final deste ano.”

No entanto, ele admitiu que essas previsões eram “apenas palpites”.

Desde a introdução do conceito no Dia da IA ​​da Tesla em 2021 — acompanhado por uma pessoa em um terno branco simulando um robô humano, para algum escárnio — o interesse tem sido previsivelmente enorme, mas o progresso um tanto errático. No Dia da IA ​​de 2022 , o Optimus fez uma aparição, mas não conseguiu andar sem ajuda, apesar da afirmação de Musk de que ele poderia vender bilhões e facilitar uma “transformação fundamental para a civilização”.

Em maio de 2023, a Optimus estava demonstrando uma mobilidade muito mais avançada, com Musk mostrando um vídeo no dia dos acionistas da Tesla que mostrava o robô andando e pegando coisas.

Uma atualização ocorreu em dezembro de 2023 e, no início deste ano, o Optimus Gen 2 foi filmado dobrando roupas , com o engenheiro-chefe Milan Kovac afirmando que 2023 foi um “ano incrível” para o robô, elogiando o progresso da empresa no desenvolvimento de sua destreza, locomoção e capacidades autônomas. 

A sensação de expectativa foi reforçada no início de julho na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai, quando o Optimus foi a atração principal, apesar de não fazer nada além de ficar parado em uma caixa de vidro.

Embora não saibamos quais tarefas a Tesla pode ter designado para o robô, ou quais “outras empresas” podem estar interessadas em usá-lo, sabemos suas dimensões – ele tem 1,80 m de altura e pesa 55 kg – e que o preço provável, pelo menos inicialmente, ficará entre US$ 25.000 e US$ 30.000.

Apesar da incerteza, Musk tem se mostrado caracteristicamente otimista quanto ao potencial da Optimus.

No início deste ano, ele disse: “Se você tem um robô humanoide senciente que é capaz de navegar na realidade e fazer tarefas quando solicitado, não há limite significativo para o tamanho da economia. Então é isso que vai acontecer, e acho que a Tesla está melhor posicionada entre todos os fabricantes de robôs humanoides para conseguir atingir a produção em volume.”

No entanto, Musk tem um longo histórico de fazer alegações absurdas e perder prazos. Em 2015, ele afirmou que os carros da Tesla entregariam autonomia total até 2018, e seis anos depois a empresa ainda está muito longe de ver isso se materializar.

E a revelação do tão aguardado táxi autônomo da empresa – um dos principais pilares de seu foco renovado em automação e IA – já foi adiada para outubro , após o planejado originalmente para 8 de agosto .

Fonte: IOT WORLD TODAY

Foto: Tesla

Publicações Recentes

Inovação e Sustentabilidade nos Eventos: Insights de Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza

No episódio mais recente do podcast “Datalogando”, Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza discutem a evolução dos eventos de marketing com a internet e os smartphones, a importância da inovação tecnológica, e a crescente relevância das práticas de ESG. Eles destacam o papel do reconhecimento facial, QR Codes, RFID, metaverso e realidade virtual na personalização e eficiência dos eventos, além de enfatizar a necessidade de práticas sustentáveis como o uso de materiais reciclados e a compensação de carbono.

Xiaomi Smart Factory pode operar 24 horas por dia sem pessoas

A nova fábrica da Xiaomi em Pequim é 100% automatizada, com 11 linhas de produção e software próprio. Produz MIX Fold 4 e MIX Flip 24/7, a cada 3 segundos. A IA otimiza processos e soluciona problemas

O papel da arquitetura de dados como alavanca para as tendências do e-commerce

A Dexco, liderada por André Villamar, usa arquitetura de dados para aprimorar sua operação no e-commerce, unificando dados e garantindo agilidade

Sustentabilidade, Inovação E Dados Em Eventos Com Luciana Barbosa E Fabio Pacheco #Datalogando

No mais recente episódio do Podcast Datalogando, tivemos a...

Luma AI Lança Dream Machine: Uma Nova Era na Criação de Vídeos com IA

Tecnologia de Ponta e Acessibilidade O Dream Machine foi desenvolvido...

Razer eleva os patamares de precisão e personalização com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K

A Razer apresenta atualizações em sua linha Basilisk, aprimorando a personalização e precisão com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K.

Leega marca presença no Google Cloud Summit Brasil 2024 com estande e palestras

A Leega participará do Google Cloud Summit Brasil 2024 com um estande e duas palestras, destacando suas soluções em Data Analytics, Cloud, Machine Learning e GenAI.

Mercado de Tecnologia cresce, mas falta mão de obra qualificada

O mercado de TI no Brasil segue em expansão, mas a falta de talentos capacitados continua a ser um obstáculo para o setor.

Phishing e Deepfakes Impulsionados por IA Tornam-se Principais Ameaças à Segurança Digital

Uma pesquisa recente revelou que ataques de phishing e fraudes por deepfakes são as maiores ameaças impulsionadas por inteligência artificial em 2024. Com 75% dos CISOs preocupados com phishing e 56% alertando para deepfakes, as empresas estão aumentando seus orçamentos de cibersegurança para combater esses riscos, que estão em constante crescimento.

Com Inteligência Artificial, Meta Transforma Óculos em Extensão do Cérebro

Meta lança óculos Ray-Ban com IA, que funcionam como uma "memória secundária" e oferecem traduções em tempo real.

Saúde mental no RH: IA facilita recrutamentos e reduz sobrecarga

A integração de IA nos processos de recrutamento pode diminuir o estresse dos profissionais de RH e melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho.

Satélites com IA detectam incêndios florestais mais rapidamente

O Google Research uniu forças com líderes comunitários de...

Inteligência Artificial aponta aumento de 31% nas buscas por Covid-19 em SP

O Radar Afya Whitebook revela alta de 31% nas buscas por Covid-19 em SP entre 25/08 e 01/09, além de outras doenças respiratórias.
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img