As novas atualizações dos termos de serviço e diretrizes da comunidade do Vimeo garantem que vídeos gerados por IA, criados sinteticamente ou manipulados não sejam confundidos com pessoas, lugares ou eventos reais. Este é um movimento notável para o Vimeo, pois tem se tornado cada vez mais difícil distinguir entre conteúdo real e falso criado pelo avanço das ferramentas de IA generativas.
O Vimeo não exige que os criadores divulguem conteúdo que seja claramente irrealista, como conteúdo animado, vídeos com efeitos visuais óbvios ou que usem IA para assistência de produção menor. No entanto, vídeos que retratam uma celebridade dizendo ou fazendo algo que não fez na vida real ou mostram filmagens alteradas de um evento ou lugar real devem ter um rótulo de conteúdo de IA.Além disso, a empresa disse que rótulos de conteúdo de IA aparecerão em vídeos que usam o conjunto de ferramentas de IA do Vimeo , como uma ferramenta que pode excluir longas pausas e interrupções na fala.
O Vimeo se junta ao TikTok , YouTube e Meta na implementação de uma maneira para os criadores rotularem conteúdo gerado por IA.
Um rótulo distinto agora aparece na parte inferior do vídeo, indicando que os criadores divulgaram voluntariamente seu uso de IA. Ao carregar ou editar um vídeo, os criadores podem selecionar uma caixa de seleção para conteúdo gerado por IA e especificar se a IA foi usada para áudio, visuais ou ambos.
O Vimeo está atualmente deixando para os criadores rotularem seu conteúdo gerado por IA. No entanto, a empresa está trabalhando em um sistema automatizado que detecta IA e rotula o conteúdo apropriado.
Em uma postagem oficial do blog , o CEO Philip Moyer escreveu: “Nosso objetivo de longo prazo é desenvolver sistemas de rotulagem automatizados que possam detectar de forma confiável conteúdo gerado por IA, aumentando ainda mais a transparência e reduzindo a carga sobre os criadores”.
Moyer, que entrou em abril passado, falou anteriormente sobre a posição do Vimeo sobre IA. Em outra postagem de blog , ele disse aos usuários que o Vimeo está protegendo o conteúdo gerado pelo usuário de empresas de IA ao proibir que modelos de IA generativos sejam treinados em vídeos hospedados na plataforma. Da mesma forma, Neal Mohan, do YouTube, declarou explicitamente que usar vídeos na plataforma para treinar modelos — incluindo Sora, da OpenAI — é uma violação de seus termos de serviço.
Crédito da imagem: Vimeo