A Rede Social X comunicou que encerrará suas operações no Brasil após o não cumprimento de uma decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão se baseia em uma série de desrespeitos às normas brasileiras, especialmente em relação ao conteúdo divulgado na plataforma.
A decisão do ministro determinava que a rede social removesse certos conteúdos considerados inadequados, além de cumprir outras obrigações específicas que visavam adequar a atuação da plataforma às leis nacionais. Nos últimos dias, Moraes emitiu decisões em que mandava a rede social bloquear perfis que vinham publicando mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades, a empresa optou por não cumprir as determinações, o que resultou na decisão de encerrar suas atividades no país.
O que muda no X para os brasileiros?
A falta de representação no Brasil, porém, deve afetar algumas atividades da rede social como moderação de conteúdo, comunicação com imprensa e governo além do atendimento ao usuário.
Alexandre de Moraes tem sido uma figura central em discussões relacionadas à liberdade de expressão e a regulação das redes sociais no Brasil, impondo regras rígidas para garantir que as plataformas digitais respeitem as leis brasileiras.
Essa decisão marca mais um capítulo na complexa relação entre empresas de tecnologia globais e as regulamentações nacionais, evidenciando o desafio de alinhar as operações dessas plataformas aos diferentes contextos legais ao redor do mundo.
Foto de Alexander Shatov na Unsplash