quinta-feira, março 27, 2025

Inteligência Artificial Detecta Sinais Precoces de Alzheimer Através da Fala

Pesquisadores da UT Southwestern Medical Center desenvolveram um sistema de inteligência artificial que pode detectar sinais precoces de Alzheimer analisando padrões de fala dos pacientes. Usando ferramentas avançadas de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural (NLP), a equipe avaliou padrões de fala de 206 pessoas, das quais 114 apresentavam declínio cognitivo leve e 92 estavam cognitivamente intactas. Os resultados foram comparados com biomarcadores tradicionais, como amostras de líquido cefalorraquidiano e exames de ressonância magnética, para validar a precisão dos biomarcadores de voz digitais.

Os participantes foram solicitados a descrever espontaneamente uma obra de arte por um período de 1 a 2 minutos, permitindo que os pesquisadores analisassem a capacidade de controle motor da fala, densidade de ideias, complexidade gramatical, entre outras características. Essa análise de voz foi capaz de identificar mudanças sutis que não são facilmente detectáveis por familiares ou médicos, mas que são indicativas dos estágios iniciais da doença de Alzheimer.

Crédito: Alzheimer’s Association

Segundo o Dr. Ihab Hajjar, professor de neurologia na UT Southwestern, a metodologia mostrou-se eficaz em identificar tanto o comprometimento cognitivo leve quanto a progressão da doença de Alzheimer, muitas vezes antes que os sintomas se tornem evidentes nos testes cognitivos tradicionais. Esta abordagem não invasiva, que leva menos de 10 minutos para ser realizada, pode futuramente servir como uma ferramenta de triagem simples para médicos de cuidados primários, proporcionando diagnósticos mais precoces e permitindo intervenções preventivas mais eficazes.

Este estudo foi financiado por subsídios dos Institutos Nacionais de Saúde/Nacional Instituto de Envelhecimento e pela Fundação de Descoberta de Drogas para Alzheimer. Os resultados promissores indicam que, se confirmados por estudos maiores, essa tecnologia poderá revolucionar a forma como o Alzheimer é diagnosticado, oferecendo mais tempo para planejamento e intervenções tanto para pacientes quanto para suas famílias.

Referências:

SciTechDaily

UT Southwestern

Neuroscience News

Publicações Recentes

Inovação e Sustentabilidade nos Eventos: Insights de Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza

No episódio mais recente do podcast “Datalogando”, Fabio Pacheco e Luciana Barbosa da Netza discutem a evolução dos eventos de marketing com a internet e os smartphones, a importância da inovação tecnológica, e a crescente relevância das práticas de ESG. Eles destacam o papel do reconhecimento facial, QR Codes, RFID, metaverso e realidade virtual na personalização e eficiência dos eventos, além de enfatizar a necessidade de práticas sustentáveis como o uso de materiais reciclados e a compensação de carbono.

O papel da arquitetura de dados como alavanca para as tendências do e-commerce

A Dexco, liderada por André Villamar, usa arquitetura de dados para aprimorar sua operação no e-commerce, unificando dados e garantindo agilidade

Xiaomi Smart Factory pode operar 24 horas por dia sem pessoas

A nova fábrica da Xiaomi em Pequim é 100% automatizada, com 11 linhas de produção e software próprio. Produz MIX Fold 4 e MIX Flip 24/7, a cada 3 segundos. A IA otimiza processos e soluciona problemas

Sustentabilidade, Inovação E Dados Em Eventos Com Luciana Barbosa E Fabio Pacheco #Datalogando

No mais recente episódio do Podcast Datalogando, tivemos a...

Luma AI Lança Dream Machine: Uma Nova Era na Criação de Vídeos com IA

Tecnologia de Ponta e Acessibilidade O Dream Machine foi desenvolvido...

IA generativa pode revolucionar o desenvolvimento de novos medicamentos

Tecnologia promete reduzir custos, acelerar pesquisas e aumentar a...

DeepSeek falha em teste de segurança e expõe risco grave na IA

O chatbot DeepSeek falhou em 100% dos testes de segurança da Cisco, revelando graves vulnerabilidades. Enquanto supera concorrentes em desempenho, sua falta de proteção levanta alertas sobre riscos na IA.

Tarifas de Trump atingem a Nvidia e acendem alerta no setor de tecnologia

As novas tarifas de Trump sobre importações da China, México e Canadá impactaram a Nvidia, derrubando suas ações. Restrições à exportação de chips podem agravar a crise no setor de tecnologia dos EUA.

Robôs humanoides correrão lado a lado com humanos em meia maratona na China

Em abril, robôs humanoides participarão de uma meia maratona ao lado de 12.000 corredores humanos em Pequim. O evento, organizado pela E-Town, marcará um avanço na robótica, testando a capacidade dessas máquinas em percursos longos.

Inteligência Artificial supera Medicina como curso mais concorrido da UFG

Inteligência Artificial se tornou o curso mais concorrido da UFG, superando Medicina, que caiu para a terceira posição no SISU 2025. Engenharia de Software ficou em segundo. Matrículas até 3 de fevereiro.

Meta promove evento para orientar pais sobre segurança digital dos adolescentes

No evento "Tela Consciente", a Meta apresentou ferramentas para garantir a segurança online de adolescentes, reforçando a importância do diálogo entre pais e filhos sobre o uso da internet.

Razer eleva os patamares de precisão e personalização com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K

A Razer apresenta atualizações em sua linha Basilisk, aprimorando a personalização e precisão com os mouses Basilisk V3 Pro 35K e Basilisk V3 35K.
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img