Evento inédito testará velocidade e resistência de máquinas e atletas em Pequim
Pela primeira vez na história, robôs humanoides participarão de uma meia maratona completa ao lado de corredores humanos. O evento acontecerá em abril no distrito de Daxing, em Pequim, China, e contará com a presença de dezenas de robôs desenvolvidos por mais de 20 empresas. A competição promete ser um marco para a tecnologia, testando a resistência e a velocidade dessas máquinas em um percurso de 21 quilômetros.
A iniciativa foi anunciada pela E-Town, órgão responsável pelo desenvolvimento econômico e tecnológico de Pequim. A organização convidou empresas globais, universidades e clubes de robótica para inscrever seus robôs, que podem ser controlados remotamente ou operar de forma totalmente autônoma. No entanto, há regras: eles precisam ter aparência humana, estrutura mecânica capaz de andar ou correr bipedalmente e não podem ter rodas.
Os três primeiros colocados da corrida serão premiados, mas ainda não está claro o que os robôs vencedores receberão. No ano passado, um robô desenvolvido pela empresa Galbot já participou da linha de chegada de uma meia maratona na capital chinesa, mas esta será a primeira vez que máquinas enfrentarão o percurso completo. Os humanoides podem medir entre 50 cm e 2 metros de altura e terão suas baterias substituídas ao longo da prova, semelhante aos corredores humanos que reabastecem sua energia com bebidas esportivas.
O evento faz parte de uma grande programação organizada pela E-Town para 2025, que também inclui flash mobs de robôs e a exibição do Robot World, onde visitantes poderão interagir com novas tecnologias. Recentemente, Pequim inaugurou seu primeiro parque temático de robôs, reforçando sua posição como um dos principais centros de inovação do mundo.
E ai, quem você acha que ganha?
Imagem criada por OpenAi