Ataques de phishing e fraudes avançadas usando deepfakes representam as maiores ameaças às empresas, de acordo com uma pesquisa recente com diretores de segurança da informação (CISOs). O estudo revelou que 75% dos executivos de segurança estão mais preocupados com ataques de phishing, enquanto 56% identificam as fraudes por deepfake, sejam elas de vídeo ou voz, como outro risco crítico. Essas preocupações vêm crescendo à medida que tecnologias de inteligência artificial (IA) se tornam mais acessíveis e sofisticadas, exigindo das empresas uma resposta à altura.
Com o aumento significativo dos riscos, 70% dos CISOs afirmaram que seus orçamentos de cibersegurança subiram em 2024 em comparação com o ano anterior. Isso reflete uma estratégia global para combater ameaças de IA, com projeções da Gartner indicando que os gastos em segurança e gerenciamento de riscos chegarão a impressionantes US$ 215 bilhões (14,3% a mais em relação a 2023.) Os dados ressaltam o impacto crescente da IA nos desafios de segurança digital, com a falta de expertise no setor sendo citada por 58% dos entrevistados como um obstáculo.
Os resultados completos foram publicados no Relatório da Pesquisa CISO Village de 2024 da Team8 e mais de 100 executivos de grandes empresas, como Oracle e Barclays, participaram da pesquisa. Eles destacaram, além das ameaças diretas, o impacto emocional e legal que os diretores de segurança têm enfrentado. Mais da metade dos entrevistados (54%) relatou que seu bem-estar foi afetado pelas pressões do cargo, e 32% buscaram proteção legal ou seguros adicionais devido ao aumento das responsabilidades.
Ross Young, CISO residente da Team8, enfatizou que os desafios enfrentados pelos CISOs são mais complexos do que nunca. “As decisões recentes da SEC, somadas à crescente responsabilidade dos executivos de segurança, estão moldando um novo cenário, com consequências profundas para a resiliência das empresas em nível global”, explicou Young.
“As decisões recentes da SEC, somadas à crescente responsabilidade dos executivos de segurança, estão moldando um novo cenário, com consequências profundas para a resiliência das empresas em nível global”,
Ross Young
No entanto, Amir Zilberstein, sócio-gerente da Team8, destacou que, apesar das dificuldades, os CISOs estão reagindo às mudanças tecnológicas e buscando soluções inovadoras para mitigar esses novos riscos.
Foto de Philipp Katzenberger na Unsplash