A Audi se tornou a mais nova montadora a integrar o ChatGPT em seus carros.
A marca alemã confirmou que certos modelos incorporarão a tecnologia em seu sistema de controle de voz na cabine, seguindo o exemplo da parceira Volkswagen , que também introduziu a ferramenta baseada em IA em alguns veículos.
A partir do final de julho, os proprietários de cerca de 2 milhões de Audis fabricados desde 2021 e equipados com o sistema de infoentretenimento modular de terceira geração da empresa (MIB3) se beneficiarão do novo recurso.
O MIB3 estreou originalmente no Audi A4 e A5 e agora é comum em toda a linha da empresa.
Além disso, modelos novos e futuros com a arquitetura eletrônica E3 1.2 receberão o ChatGPT, por meio do novo “Audi assistant”. O primeiro modelo a se beneficiar é o recém-lançado Audi Q6 e-tron.
Assim como na Volkswagen, a integração foi possível por meio da solução Chat Pro da Cerence, empresa de software de Massachusetts.
Como resultado da integração, a Audi promete assistência de voz que irá muito além do que estava disponível anteriormente, permitindo conversas muito mais naturais.
Embora os usuários atualmente possam controlar os sistemas de infoentretenimento, navegação e ar condicionado, no futuro eles poderão fazer perguntas de conhecimentos gerais mais diversas.
De acordo com a Audi, além de melhorar a experiência na cabine, isso traz benefícios de segurança. “A capacidade de pedir informações usando linguagem natural torna a direção mais segura, pois o motorista nunca precisa tirar os olhos da estrada”, afirmou a empresa.
Em modelos com a nova arquitetura eletrônica E3 1.2, o assistente Audi é ativado dizendo “Hey Audi” ou apertando um botão no volante. Se o assistente não puder responder a uma consulta sozinho, ele se apoia no ChatGPT.
As preocupações com a segurança são resolvidas pela exclusão imediata de perguntas e respostas, e a Audi também diz que o ChatGPT nunca tem acesso aos dados do veículo.
No futuro, conversas ainda mais avançadas serão possíveis. À medida que a tecnologia continua a evoluir e aprender, por meio de grandes modelos de linguagem, afirma-se que ela será capaz de fornecer informações específicas sobre o veículo, como qual deve ser a pressão correta dos pneus.
Marcus Keith, vice-presidente de desenvolvimento de interiores, infoentretenimento e conectividade da Audi, disse: “Com a integração perfeita do ChatGPT em nosso controle de voz, estamos combinando os pontos fortes de ambos os aplicativos.
“Além de uma gama de funções controladas por voz, nossos clientes agora se beneficiarão de acesso simples e seguro ao conhecimento baseado em IA. Este é o próximo passo em direção à melhor experiência de cabine da categoria em veículos Audi.”