Imagens do primeiro “carro voador” brasileiro foram divulgadas pela Eve Air Mobility, empresa de aeronaves elétricas da Embraer, durante evento aeroespacial na Inglaterra no último domingo (21). A apresentação da companhia no Farnborough Airshow foi marcada pela reprodução de um vídeo com imagens do protótipo da tecnologia, sendo a primeira vez que ele é visto em tamanho real. Além disso, também foi anunciado que a seleção de fornecedores para o desenvolvimento dos veículos foi concluída. A expectativa é que o carro voador seja lançado até 2026.
Os eVTOLs (Veículo elétrico de pouso de decolagem vertical, em inglês) agora devem passar por uma nova bateria de testes. Segundo a fabricante, eles vão avaliar os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, incluindo a capacidade de voo e os recursos de segurança. Vale ressaltar que o “carro voador” possui oito hélices para o voo vertical e asas que não têm a posição alterada enquanto estão em funcionamento.
Carro voador brasileiro será lançado até 2026
Em abril deste ano, a Eve Air Mobility já afirmara que pretendia lançar o primeiro carro voador em tamanho real até dezembro. Com uma produção total esperada de até 480 aeronaves por ano, a ideia é de que essas máquinas já estejam em funcionamento até o ano de 2026. Ao todo, segundo a empresa, já são 2.900 cartas de intenção para a compra dos eVTOLs, entre operadoras de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
Os modelos de carros voadores vão ser construídos na cidade de Taubaté, em São Paulo, na fábrica da Embraer. Segundo a empresa, eles se destacam por apresentar menos ruídos e ter menos peças e estruturas. Além disso, com os sistemas otimizados, as aeronaves devem contar com mais eficiência e ter um custo operacional menor.
O que são eVTOLs?
Os eVTOLs têm ganhado visibilidade nos últimos anos, com diferentes empresas do nicho aeroespacial preparando suas versões da tecnologia. A sigla em inglês se refere a veículos elétricos de pouso e decolagem vertical e promete ser uma alternativa para fugir dos engarrafamentos dos grandes centros urbanos, ou simplesmente para locomoção rápida de distâncias curtas (entre 100 e 500 km).
Conhecido popularmente como “carro voador”, o eVTOL se locomove de forma semelhante a um helicóptero — não precisando de impulso ou velocidade para decolar —, mas conta com algumas diferenças cruciais. Entre as principais, estão o motor à energia elétrica, o que diminui o barulho, e a maior quantidade de rotores.
Fonte: Techtudo
Fotos: Divulgação/Eve Air Mobility